Getúlio Vargas deve estar pasmo com a transformação do Salário Mínimo nesse Brasil.
Enquanto seu governo propunha um salário que desse à população decência e dignidade, governos posteriores foram diminuindo essa possibilidade.
O salário mínimo foi sendo transformado em moeda para a manutenção da Pobreza e, assim, enfraquecendo a vida do povo ao mesmo tempo em que enriquecida o patronato.
Um país onde o berço é o trabalho escravo, que abriu os braços para europeus brancos ocuparem terras e espaço de trabalho contra a população originária e a negra escravizada, mas liberta, não poderia Jamais admitir a possibilidade de oferecer vida digna ao seu povo.
Portanto, o Salário Mínimo passou por transformações que não acompanhavam a realidade imposta por empresários e empregadores.
A maior prova disso foi a grita do patronato contra a PEC das domésticas. E a maior grita da sociedade contra os projetos sociais a favor do povo.
Lazer, Cultura, Educação, Saúde, Alimentação, Vestuário, Moradia e tudo que é necessário para o "Bem Viver" não é admissível para a maioria de brasileiros.
O Salário Mínimo mede como o Brasil caminha a passos largos, para trás, cada vez mais para trás. Michel Temer nos deu essa dica quando assumiu o cargo que roubou de Dilma Rousseff.
Bolsonaro chancelou a proposta de Temer. Hoje temos um salário mínimo absurdamente irreal, que produz novos grupos na pobreza e fome entre eles, aposentados e suas famílias.
Como não há Censo, não sabemos de fato, o tamanho do estrago. Mas se observarmos o movimento em supermercados, lojas, cidades turísticas vemos uma realidade bastante preocupante.
Salário Mínimo de 1.320,00 é vergonhoso. Essa conta não fecha pelo simples fato de que as mercadorias não baixam de preço e já anunciado o valor para 2023, agora em novembro e dezembro, o preço das mercadorias já engolem esse valor.
Esse é o "mercado" que berra às propostas de melhoria da população brasileira. Precisamos dar os nomes daqueles que se escondem atrás da palavra mercado.
Essas pessoas precisam ser conhecidas por todos e não permanecerem atuando nas sombras, mantendo o país de mais de 200 milhões de pessoas cultuando a pobreza.
País pobre é mantido por salários abaixo do mínimo. Brasil está nessa condição há séculos.
Salário Mínimo brasileiro deve mudar de nome e ser tratado por Manutenção da Pobreza. Isso sim, é uma bela mudança. E bem real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário